Agregaquiweb

Novo implante é testado no Brasil

April 13, 2011

 Novo implante para desobstruir artéria do coração‏


Daqui a duas semanas, terá início no Brasil e em mais 67 centros do mundo a maior pesquisa já feita sobre um novo dispositivo que desobstrui artérias do coração bloqueadas por gordura. O modelo que será testado é feito de um material que é absorvido pelo corpo. O implante, um stent, espécie de mola colocada via cateter (sem cirurgia aberta) na artéria coronária, para abri-la e permitir o fluxo sanguíneo. A prótese é uma alternativa menos invasiva à ponte de safena. 

Depois de seis meses, quando o dispositivo já cumpriu sua função, ele começa a ser absorvido pelo corpo, diferentemente dos similares metálicos, usados hoje. 
Os stents de metal ficam no corpo depois de implantados, o que pode causar problemas em novas cirurgias cardíacas e prejudicar a contração e a dilatação dos vasos. 

 Eles também podem atrapalhar a visualização de artérias coronárias em exames de imagem e causar inflamações, como queloides. 
Os dispositivos bioabsorvíveis, feitos de um tipo de polímero, já foram aprovados na Europa no começo deste ano, mas, segundo especialistas, ainda não começaram a ser usados na prática. 
Cardiologistas brasileiros dizem que as pesquisas sobre o novo stent são pequenas e faltam dados sobre sua segurança e eficácia a longo prazo. 

Ivan Luiz/Arte
REVOLUÇÃO CARDÍACA 
Agora, o novo estudo envolverá mil pacientes, sendo cerca de 50 brasileiros. Eles serão avaliados no Instituto Dante Pazzanese e no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e no Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, em Uberlândia (MG). 
"Se a pesquisa comprovar que ele pode substituir os stents metálicos, teremos a nova revolução da cirurgia cardíaca", diz Alexandre Abizaid, chefe da seção de intervenções em coronárias do Instituto Dante Pazzanese. 
Abizaid é também um dos diretores do encontro de inovações na cardiologia intervencionista que acontecerá em São Paulo nesta semana. Várias palestras terão o stent bioabsorvível como tema. 
Segundo Expedito Ribeiro, supervisor do serviço de hemodinâmica do InCor, a tecnologia é promissora, mas ainda não há dados conclusivos. "Questões como os efeitos da absorção do material na artéria não foram esclarecidas", afirma. 
Para Marco Antônio Perin, chefe da cardiologia intervencionista do hospital Albert Einstein, o stent bioabsorvível só tem vantagens. 
Ele afirma, porém, que é necessário ver seus efeitos a longo prazo. "Precisamos analisar se não criará uma reação inflamatória maior nas artérias." 
Abizaid acredita que o dispositivo começará a ser usado comercialmente no Brasil daqui a um ano e meio. 
 

MARIANA VERSOLATO - DE SÃO PAULO, Jornal Folha de São Paulo, 13/04/11. 



Nota: Esta noticia foi compartilhada pelo professor de Antropologia, Cláudio Meron, Faculdade Estácio, Salvador-BA
 

Anorexia atinge mulheres com mais de 40 anos‏

April 6, 2011
A anorexia nervosa é um transtorno que faz a pessoa comer cada vez menos e nunca está satisfeita com seu peso, este problema vem crescendo ao longo dos anos.
  
A maioria das pacientes ainda é composta por adolescentes, mas o distúrbio é cada vez mais diagnosticado em mulheres maduras.
  
Em clínicas e ambulatórios como o do Proata (Programa de Orientação e Atenção ao Pacientes com Transtorno Alimentar), da Unifesp, duas em cada dez pacientes têm mais de 40 anos.
"Há alguns ano...

Continue reading...
 

Exame de Câncer de Próstata Pode Ser Um Perigo Para Homens Acima de 70 Anos

April 2, 2011

Criados para pacientes com idade média de 50 anos, os testes, segundo pesquisa americana, não trazem benefícios acima dessa faixa etária

Os testes sanguíneos para detecção do câncer de próstata estão na rotina de exames preventivos feitos por homens idosos   (Creatas Images/Thinkstock) 
                  Os testes sanguíneos para detectar o câncer de próstata faz parte da rotina de exames preventivos feitos por idosos.   Fazem parte da rotina dos homens acima dos 70 anos. O que não se sabe, no entanto, é se vale a pena descobrir a presença do tumor em pessoas acima dessa idade. De acordo com uma pesqu...

Continue reading...
 

Categories

Categories

Blog Archive

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola